Notícias

Sua empresa sabe definir metas?

O risco planejado tem a capacidade de colocar a empresa em um novo patamar de negócios

Faz parte do planejamento estratégico de uma organização definir metas para cada ano. Estes objetivos podem ser divididos em mensais, bimestrais e semestrais, a depender da dificuldade em atingi-los e contando também com todas as ações paralelas necessárias para conquistar cada um. 

Estabelecer metas é sempre importante, afinal é sabendo aonde a empresa quer chegar que é possível realizar ações voltadas para isto. Mas a pergunta correta não é “por que estabelecer metas” e sim “como estabelecê-las”. A sua companhia sabe definir metas?

O erro de boa parte das empresas é olhar somente para si no momento de planejar as próprias ações. Pensar estrategicamente a fim de obter resultados relevantes e satisfatórios é levar em conta o momento mundial de mercado e tirar disto as possibilidades para definir os caminhos mais efetivos e seguros de atingimento de metas e destaque mercadológico.

Todo planejamento deve começar pela base sustentadora do negócio, e isso muda muito de empresa para empresa. Depende, por exemplo, se ela oferece produtos ou serviços, ou ambos; depende do público-alvo; depende do ciclo deste produto ou serviço; e depende da necessidade do mercado – lei da oferta e da procura. 

Portanto, as primeiras metas devem ter a capacidade de manter a organização economicamente estável. Em seguida, é preciso se manter na concorrência, ou seja, pensar em diferenciais, inovações. E isso vai desde encontrar um novo produto para ser oferecido ao público até uma forma de customizar os serviços para os clientes de maneira única no mercado.

Por fim, é hora de planejar os riscos. Engana-se quem pensa que correr riscos é colocar a organização em situação de insegurança. Correr riscos é, na verdade, planejar ações muito diferentes do que já se fez na empresa até então, mas que articuladas às outras metas – que já precisam ter sido atingidas – têm a capacidade de inserir a companhia em um novo patamar de negócios. 

Planejar riscos é a forma mais eficaz de manter a organização produtiva e crescente.
Por mais que o momento econômico não seja favorável, é sempre importante montar o planejamento da base para o topo, e na base está o mais relevante – aquilo que sustenta o negócio. 

No topo, as inovações e os riscos – aquilo que pode ser adiado e inevitavelmente depende do que foi feito nas bases. Para este ano, sugiro cautela por parte dos empresários, mas sugiro também que não deixem o ano passar em branco. 

Muitas vezes os momentos de crise são os grandes responsáveis pelas melhores ideias, capazes de alavancar os negócios.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5957 5.5967
Euro/Real Brasileiro 6.0822 6.0902
Atualizado em: 14/10/2024 19:21

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%